Bem vindos!

Olá! Sejam bem vindos!
Este espaço foi criado especialmente para divulgar o scrapbooking e compartilhar minhas páginas de scrap! Por isso fiquem à vontade para visitar, comentar e deixar o seu recado! Beijos, Pati.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projeto Anual 2011 - Detalhes Janeiro!

Olá!!
Tudo bem com você?

Bem, como contei neste outro post, este ano decidi que faria um álbum anual na medida 15x30, com páginas duplas, journaling aparente e background personalizado. Background quer dizer fundo, segundo plano, a base de um projeto; para explicar como fiz o fundo para esta primeira página do projeto anual 2011, montei um PAP que está todo explicadinho logo abaixo.

Então hoje vim mostrar meu 1o. LO para o Projeto Anual 2011 - Detalhes Janeiro!


Usei algumas fotos pequenas em p&b de acontecimentos do meu mês (chuvas, paisagem linda, um lugar para descansar e planejar o ano, projetos de viagem, filha no trabalho) e uma outra foto maior que representa o mês e o que está descrito no texto! Como o tema este ano são os detalhes do meu cotidiano, trarei na maioria das vezes fotos como essas, de coisas, lugares, espaços, momentos e não apenas de pessoas! Os detalhes dos principais acontecimentos é que terão maior destaque neste projeto, ok!

Para participar de uma brincadeira do blog da Edna, a Maratona da Lesminha - você vai entender visitando o blog dela, escolhi uma palavra para representar o meu mês: Planejar é a minha palavra de Janeiro!

E, como ADORO ler e gosto muito de escrever, decidi que este ano faria pequenas crônicas do que vejo acontecer à minha volta para usá-la neste projeto e que o texto deveria ficar aparente. Mas por favor, me perdoe as mal traçadas linhas, uma vez que não sou jornalista, redatora, revisora ou professora de português ... rsrsrs, sou apenas alguém que gosta de escrever! 


Aqui o journaling, com a minha crônica para o mês de Janeiro:

"O ano começa e com ele sentimos necessidade de organizar a vida e planejar o ano. Mas será que conseguimos planejar a vida 100%? Chuvas em excesso, cidades devastadas, caos na Serra Fluminense e em outras partes do mundo neste começo de 2011. Onde está o homem que é capaz de ir à lua e não consegue organizar a casa onde mora? Que não é capaz de prever catástrofes, nem minimizar seus efeitos? O que vemos acontecer mostra que conseguimos planejar até certo ponto, a partir daí a vida se encarrega de mudar o roteiro, fazer ajustes e nos obriga a trilhar outros caminhos. Mas enfim, a vida segue seu curso! Algumas vezes somos atores principais da nossa história, outras vezes assistimos o tempo passar como se fôssemos meros espectadores. Trabalhamos aguardando pacientemente ou não, algo novo acontecer: a reforma da casa, uma viagem, a chegada de um filho... Fazemos planos - não nos cansamos de fazê-los, mesmo sabendo que a qualquer momento tudo pode mudar! Sim, planejar é preciso, só devemos estar atentos aos ajustes necessários à medida que vida nos obriga a isso, afinal quem mesmo está dando as cartas? Planejar é a minha palavra para o mês de Janeiro!"



Aqui os detalhes do meu LO:

Background....

Foto...


LO1 com destaque para o texto...


LO2...


Agora que vocês já viram a página pronta, vamos para o PAP do background de Janeiro! Para este LO, usei uma técnica de pintura com efeito manchado que aprendi com a Carol Falceta, neste tópico do site Scrapbookbrasil e que achei que ficaria bem interessante para a minha página!

Passo a Passo:
1) Escolha uma folha de scrap daquelas encalhadas, que você acha que nunca vai usar e corte-a ao meio. Peque umas folhas de livros velhos, rasgue-os com as mãos em tiras ou quadrados grandes, cole as folhas dos livros nas folhas de scrap, usando o gel ou matte mediun ou cola para scrap mesmo, eu usei este da Golden. Corte as bordas do papel que sobrou e a sua base ficará assim...



2) Depois de colado e seco, rasgue as pontas que ficaram meio soltas, fazendo esse efeito no papel...



3) Depois de feita a base, vamos à pintura! Escolhi 2 tons de verde, diluí em um pouco de água e passei aleatoriamente as tintas bem líquidas nas 2 partes das minhas bases prontas de scrap, com a ajuda de um pincel. Depois é só colocar um filme plástico por cima que a tinta corre por entre os vincos do plástico, formando uma mancha bem interessante!


Dica: Quanto mais líquida estiver a tinta, mais ela irá se espalhar e mais suave será o efeito dela sobre o papel.

4) Assim que você achar que a tinta já espalhou o suficiente, retire o plástico e veja o efeito da tinta, que poderá ficar mais ou menos assim... Não se assuste, não ficou tão estranho quanto parece....rsrs!



5) Como achei que havia muita tinta e que estava muito molhado, usei um pedaço de papel toalha para "secar" e espalhar a tinta existente no restante do papel. Fui molhando o papel toalha na tinta e fazendo leves pressões em volta até completar de tinta toda a base. 



6) O efeito conseguido foi esse...



7) Depois resolvi fazer uma borda para a minha página! Então usei uma tinta marrom e com a ajuda de um pincel fui dando leves batitinhas com a tinta, deixando um efeito meio esfumaçado, você pode usar uma esponja ou uma ferramenta mais apropriada.



8) No final o efeito conseguido foi esse...
As fotos não estão muito boas pois foram tiradas de noite, com luz artificial, mas pessoalmente o projeto ficou bem legal. No começo achei que tinha ficado muito escuro, mas depois de seco, com as fotos e os outros elementos, achei que ficou bom e não vi necessidade de fazer mais nenhuma intervenção!



Como disse, vi esta técnica em uma dica da Carol no SBB e adorei, achei simples, fácil e sem muita bagunça ...rsrs! No projeto da Carol, ela usou a tinta em apenas um pedaço do LO, como um pequeno detalhe mesmo, o que deixou a página muito charmosa e delicada. No meu caso, eu queria um efeito manchado em todo o papel, colorindo todo o background!


Quero dizer também, que não espero fazer nenhum background inédito, fora do normal ou resultado de alguma poção mágica... rsrsrs, farei aquilo que ver, gostar e que me der vontade de experimentar! E não poderia deixar de dizer que em se tratando de tintas e mixed media, sempre busco inspiração no site ScrapSins e nas grandes musas inspiradoras: Solange MarquesGilvânia Jussara e Renata Pacheco, scrappers amigas, queridas e muito talentosas na arte das tintas!


Espero que tenha gostado da 1a. página do meu Projeto Anual de 2011 e desse PAP, minha intenção com este post mensal é inspirá-la e sugerir que se arrisque com as tintas! No começo ficamos meio com medo, mas depois pegamos o gosto e o resultado é sempre surpreendente e único!

Por hoje é isso!
Obrigada pela visita e um ótimo restinho de semana!
Beijos, Pati.